header-photo

"Adoráveis Malandros"



Respeitável publico

A Companhia Adoráveis Malandros é uma performance circense, construída a partir da trajetória de três jovens que atravessaram a corda bamba no asfalto e nas favelas do Rio de Janeiro, onde ser jovem, pobre e negro é uma atividade de risco.
Três histórias obrigatórias e presentes nas mais importantes teses sobre a criação do circo social no Brasil.
O espetáculo nasce da investigação destas três histórias que percorreram o fio da navalha entre a arte e a criminalidade que impera como modelo de ascensão, poder e violência dentro das favelas do Rio de Janeiro na ausência do poder publico.
A face de mais Brasilidade do espetáculo está na junção das diversas formas de arte e cultura produzida como forma de resistência da população negra dentro do contexto de opressão, violência e exclusão social no Brasil.
A escolha do malandro, como personificador deste legado cultural está em seu arquétipo poético, religioso e vagabundo de herói e anti herói criado na cidade do Rio de Janeiro.O circo, alem de ser o principal instrumento de navegação para estes jovens, foi um dialogo natural, para expressar a trajetória de riscos, superações, encantamentos e malabarismos de sobrevivência.
Mais foi a partir dos "malandros matutos" vindo do nordeste (João Grilo, Malasartes) que abrimos a janela para ingenuidade e profunda critica de como os palhaços nos ensinam a olhar o mundo, encontrando assim a segunda pele dos nossos Adoráveis Malandros.